quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Resumo de algumas das ferramentas e estratégias básicas da PNL

A seguir está um resumo de algumas das ferramentas e estratégias básicas da PNL :


1. Objetivos bem-formulados – ajudar a pessoa a definir objetivos que devem ser expressos de modo positivo, sob controle da pessoa, específico e um ajuste ecológico com a vida dela.


2. Avaliação e verificação das crenças – verificar e reforçar as crenças necessárias para a mudança e estabelecer crenças fortalecedoras que ajudem a alcançar as metas e os objetivos desejados.


3. Ancoragem – criar pistas e gatilhos pessoais pela casa e pelo escritório para relembrar a pessoa das suas metas e colocá-la em contato com os recursos dela.


4. Estratégia de planejamento de Disney (sonhador-realista-crítico) – criar uma sequência de esboços executáveis conduzindo da visão para a ação ao planejar as etapas consecutivas da ação para um sonho ou uma meta.


5. Estabelecer e ensaiar novos hábitos comportamentais através do:
Gerador de novos comportamentos – a visualização e o ensaio de novos comportamentos e respostas criativas para situações desafiadoras.
Ponte ao futuro – fazer "ensaios" mentais das novas escolhas e comportamentos.


6. Estratégias de motivação – ensinar as pessoas a criarem imagens realistas, porém convincentes do futuro que as inspirem a fazer todas as coisas necessárias para conseguir o que elas querem e a desenvolver uma auto-imagem mais positiva.


7. Processo do alinhamento de nível e Hierarquia de critérios – identificar e esclarecer os valores e as prioridades da pessoa, e criar congruência entre ambiente, comportamento, capacidades, crenças, valores e o significado do eu.


8. Ressignificação – descobrir outras maneiras de satisfazer as intenções positivas por trás do comportamento problemático. O processo de ressignificação também pode ajudar a enfrentar questões pessoais ecológicas, superar resistências e transformar o diálogo interno negativo para que ele dê mais apoio.

9. Mudando a história pessoal e o reimprinting – revisitar e reestruturar os eventos passados e os modelos de vida problemáticos com novos insights e recursos para aprender como enfrentar melhor o futuro.

Robert Dilts é desenvolvedor e especialista no campo da Programação Neurolinguística (PNL). Ele tem reputação global como um dos principais treinadores de habilidades comportamentais e consultor de empresas desde o final dos anos 70. Robert já proporcionou coaching, consultoria e treinamento em todo o mundo para uma variada gama de indivíduos e organizações.

Um comentário:

  1. Eliane..o blog está sensacional!
    Li todos os post, gostei de todos, mas este resumo de algumas das ferramentas básica da PNL está demais, pois resumiu de forma compreensivel o objetivo chave da PNL.
    Vou fazer o possivel para ir ao prox. grupo de estudos.. vou me organizar pra isso!

    Beijos.
    E continue postando que quase todos os dias dou uma passadinha por aqui! *.*

    DriH

    ResponderExcluir