quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Esperança

...
A esperança é o oposto da preocupação e da depressão; ela encerra a promessa de um futuro melhor. "Falsa esperança" é uma contradição. Toda esperança é real se nos leva a agir para trazer o futuro que desejamos até o momento presente.

A esperança não tem sentido a não ser que estimule a ação. Ela não é uma desculpa para esperar passivamente que as coisas melhorem, mas uma inspiração para criar um futuro que vale a pena.
...
Com fre
quência, as pessoas pensam na esperança como se ela fosse uma coisa ou uma mercadoria - "Você deve ter esperança". Mas esperança também é um verbo - alguma coisa que fazemos. Quando esperamos, estamos imaginando um futuro melhor. Que futuro desejamos ? Muito melhor ?


Um futuro melhor é alguma cosia que criamos para nós mesmos, primeiro em nossas mentes, depois na realidade. O primeiro passo é o primeiro pilar da PNL - saber aquilo que você deseja. 


Isso significa criar aquilo que você deseja.

A pergunta a ser feita é : "O que eu desejo ?" Isso cria objetivos que o levam em direção a um estado desejado.

Bibliografia :
PNL e Saúde - Recursos da Programação Neurolinguística para uma vida saudável
McDermott, Ian
O'Connor, Joseph
Summus Editorial
São Paulo
1997
Pág. 159 e 160

Um comentário:

  1. Nossa... Muito Bom! Esperança... acreditar primeiro, criar em nossa mentes... para depois colher o fruto: o desejo realizado após a criação mental. PARABÉNS Eliane por nos proporcionar artigos com conteúdo de excelente qualidade para o nosso crescimento pessoal seguindo na prática da excelência!!
    Marcinha, Practitioner em PNL

    ResponderExcluir