Das milhões de informações que você tem armazenadas na memória, 99,99% foram aprendidas sem que você sequer percebesse que estava aprendendo. Aprendeu tão naturalmente que, com certeza, você nem lembra mais como aprendeu. Quer ver um exemplo disso? Tente lembrar quando e como você aprendeu o que é "azul", "como acender a luz da sala", "como abrir a torneira da pia" etc. Você não lembra porque a maioria das coisas que sabemos foram aprendidas sem que sequer percebêssemos que estávamos aprendendo. Aprendemos, porque "aprender é da natureza humana".
2 - Você pode aprender tudo o que quiser
Para que você tenha uma idéia da sua capacidade de aprendizagem, observe como você aprendeu a fazer coisas "dificílimas" como andar e falar quando seu cérebro ainda nem estava completamene formado. Aprendeu e nunca mais esqueceu. E mais importante ainda: você aprende, diariamente, muitas coisas novas sem mesmo perceber que está aprendendo. A sua capacidade de aprendizagem é ilimitada. Tudo o que alguém aprendeu a fazer, você também é capaz de aprender. Aquela história de que "algumas pessoas são mais inteligentes do que outras" é história da carochinha. Está cientificamente provado que não há cérebros superiores ou inferiores na raça humana. Todos os cérebros são estruturalmente iguais; a diferença fica por conta do uso que se faz dele.
3 - O normal é acertar sempre
Há dois fatores principais que podem interferir na hora da "realização do pensamento", ou seja, na hora em que vamos executar o que aprendemos:
1 - O estresse (por medo, ansiedade, insegurança etc.)
2 - A falta de concentração (por excesso de confiança, euforia, desleixo etc.)
Para que você tenha uma idéia da importância da "concentração" na realização daquilo que aprendemos e sabemos, faça este teste bastante curioso:
Não leia as palavras abaixo, diga simplesmente as cores com que elas estão escritas:
| AMARELO - VIOLETA - AZUL - LARANJA
VERDE - PRETO - AMARELO - AZUL
BRANCO - ROSA - CINZA - LILÁS
AZUL-MARINHO - MARROM - PRETO |
Reduzindo o estresse e aprimorando a capacidade de concentração, com certeza, conseguimos eliminar, no mínimo, 95% das possibilidades de erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário