quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aprender é natural

1 - Aprender é a coisa mais natural do mundo


Das milhões de informações que você tem armazenadas na memória, 99,99% foram aprendidas sem que você sequer percebesse que estava aprendendo. Aprendeu tão naturalmente que, com certeza, você nem lembra mais como aprendeu. Quer ver um exemplo disso? 
Tente lembrar quando e como você aprendeu o que é "azul", "como acender a luz da sala", "como abrir a torneira da pia" etc. Você não lembra porque a maioria das coisas que sabemos foram aprendidas sem que sequer percebêssemos que estávamos aprendendo. Aprendemos, porque "aprender é da natureza humana".


2 - Você pode aprender tudo o que quiser

Para que você tenha uma idéia da sua capacidade de aprendizagem, observe como você aprendeu a fazer coisas "dificílimas" como andar e falar quando seu cérebro ainda nem estava completamene formado. Aprendeu e nunca mais esqueceu. E mais importante ainda: você aprende, diariamente, muitas coisas novas sem mesmo perceber que está aprendendo. A sua capacidade de aprendizagem é ilimitada. Tudo o que alguém aprendeu a fazer, você também é capaz de aprender. Aquela história de que "algumas pessoas são mais inteligentes do que outras" é história da carochinha. Está cientificamente provado que não há cérebros superiores ou inferiores na raça humana. Todos os cérebros são estruturalmente iguais; a diferença fica por conta do uso que se faz dele.



3 - O normal é acertar sempre
 Desde que uma determinada informação ou procedimento sejam aprendidos e armazenados na memória, o normal é que sejam reproduzidos fielmente quando for necessário. Um exemplo: quando você aprende que 7 x 8 = 56 , sua memória deverá dar sempre a mesma resposta - 56 - toda vez que for solicitada. Ocorre, entretanto, que nem sempre acontece assim.

Há dois fatores principais que podem interferir na hora da "realização do pensamento", ou seja, na hora em que vamos executar o que aprendemos:
1 - O estresse (por medo, ansiedade, insegurança etc.)
2 - A falta de concentração (por excesso de confiança, euforia, desleixo etc.)

Para que você tenha uma idéia da importância da "concentração" na realização daquilo que aprendemos e sabemos, faça este teste bastante curioso:

Não leia as palavras abaixo, diga simplesmente as cores com que elas estão escritas:

AMARELO - VIOLETA - AZUL - LARANJA 
VERDE - PRETO - AMARELO - AZUL 
BRANCO - ROSA - CINZA - LILÁS 
AZUL-MARINHO - MARROM - PRETO
Viu só como você teve dificuldade em responder corretamente? Isto ocorre porque envolvemos diversas partes do cérebro para realizar tarefas aparentemente simples. Neste problema, cada palavra escrita encerra duas informações: o que está escrito e a cor como está escrita. Por isso é preciso estar muito concentrado para não se deixar confundir.




Reduzindo o estresse e aprimorando a capacidade de concentração, com certeza, conseguimos eliminar, no mínimo, 95% das possibilidades de erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário